Os alunos do Ensino Fundamental 2 vivenciaram uma proposta inspiradora durante as aulas de Produção de Texto: observar e reinterpretar os banners instalados nos diversos espaços da escola. A atividade começou com uma pergunta instigante “O que dizem os banners da nossa escola?”, que despertou a curiosidade e promoveu uma escuta mais atenta aos ensinamentos logosóficos presentes nos corredores e ambientes coletivos.
Entre os conceitos analisados estavam:
- O cuidado no uso das palavras
- Atitudes de respeito
- O cultivo da tolerância
- A vida como um campo experimental
- Superar a si mesmo
- O vínculo ser humano a ser humano
A proposta proporcionou uma leitura crítica e reflexiva, estimulando os estudantes a internalizar os ensinamentos e a refletir sobre como essas ideias se aplicam à convivência e ao desenvolvimento pessoal.
Como culminância, os alunos criaram novos cartazes com releituras criativas dos banners originais, expressando os conceitos estudados com originalidade, sensibilidade e profundidade. A atividade transformou os espaços escolares em locais ainda mais significativos, nos quais o conhecimento se alia à consciência e à ação.