Banners em foco: releitura estimula reflexão e consciência no Ensino Fundamental 2

Os alunos do Ensino Fundamental 2 vivenciaram uma proposta inspiradora durante as aulas de Produção de Texto: observar e reinterpretar os banners instalados nos diversos espaços da escola. A atividade começou com uma pergunta instigante “O que dizem os banners da nossa escola?”, que despertou a curiosidade e promoveu uma escuta mais atenta aos ensinamentos logosóficos presentes nos corredores e ambientes coletivos.

Entre os conceitos analisados estavam:

  • O cuidado no uso das palavras
  • Atitudes de respeito
  • O cultivo da tolerância
  • A vida como um campo experimental
  • Superar a si mesmo
  • O vínculo ser humano a ser humano

A proposta proporcionou uma leitura crítica e reflexiva, estimulando os estudantes a internalizar os ensinamentos e a refletir sobre como essas ideias se aplicam à convivência e ao desenvolvimento pessoal.

Como culminância, os alunos criaram novos cartazes com releituras criativas dos banners originais, expressando os conceitos estudados com originalidade, sensibilidade e profundidade. A atividade transformou os espaços escolares em locais ainda mais significativos, nos quais o conhecimento se alia à consciência e à ação.