Os alunos do 5º ano iniciaram os estudos sobre o corpo humano com uma atividade prática e instigante. Para representar o que já sabiam sobre o próprio corpo, cada grupo utilizou grandes folhas de papel kraft. Um dos colegas serviu como modelo para que os demais desenhassem sua silhueta.
Depois, os grupos foram convidados a ilustrar no interior da silhueta como imaginavam a disposição dos órgãos do corpo humano. Movidas pela curiosidade, muitas crianças recorreram a livros como referência para compreender melhor o que estavam representando.
Ao final da atividade, os trabalhos foram apresentados e comparados, com muito respeito à forma como cada grupo interpretou e organizou sua representação. Observaram especialmente os órgãos do abdômen, suas ligações e o caminho que o alimento e o ar percorrem.
As diferenças entre as imagens — quanto ao tamanho e à disposição dos órgãos — revelaram o quanto ainda há para ser descoberto. A partir dessa vivência, abre-se a oportunidade de transformar a curiosidade em um são interesse, e de explorar, à luz da Pedagogia Logosófica, os segredos e possibilidades desse maravilhoso corpo humano.