Quem somos nós sem a nossa história? Quais memórias guardamos com carinho e o que elas dizem sobre quem estamos nos tornando?
Essas reflexões marcaram uma vivência especial da turma do 3º Ano, conduzida pelas professoras Renata Matheus e Lara Vida. A partir da leitura do livro A História de Cada Um, de Juciara Rodrigues, os alunos foram convidados a olhar para dentro, para suas memórias, suas raízes, suas experiências únicas.
A proposta envolveu a criação da “Caixa da Minha História”, um espaço simbólico e afetivo onde cada criança reuniu objetos pessoais e fotografias que representavam momentos marcantes de sua trajetória. Mais do que uma atividade manual, a construção da caixa se transformou em um exercício de autoconhecimento, identidade e valorização das próprias origens.
Ao compartilhar os itens escolhidos com os colegas, os alunos também desenvolveram a oralidade, a escuta atenta, o respeito e o acolhimento. Cada história contada era um convite à empatia, à compreensão da diversidade e à celebração das singularidades que nos tornam quem somos.
Essa vivência, delicada e potente, fortaleceu vínculos, deu voz às memórias e trouxe à tona um sentimento profundo de pertencimento, dentro e fora da sala de aula.