Turma do 3º Ano vive experiência recheada de aprendizagem
Com o objetivo de introduzir o conteúdo da multiplicação na disciplina de Matemática, as professoras Márcia Regina e Elisiane Souto promoveram uma divertida atividade envolvendo o uso da massinha.
Na ocasião, as crianças deveriam resolver pequenos problemas matemáticos que foram apresentados por meio de slides, como: “Uma bicicleta tem duas rodas. Quantas rodas há, no total, em três bicicletas?”, utilizando bolinhas de massinha para representar as quantidades. Inicialmente, com o auxílio da professora, os alunos deveriam responder com operações de adição, transformando, em seguida, em operações de multiplicação, como: 2+2+2=6 ou 3x2=6.
A representação das operações com massinha, de forma concreta, contribui para a melhor compreensão do conceito estudado. A ideia de multiplicação precisa ser compreendida antes para que a memorização dos fatos ocorra de forma natural, por meio dos treinos.
A memória não vem antes da aprendizagem, do significado, do sentido, da compreensão. É o contrário. Primeiro, desbravamos, descobrimos, entendemos e refletimos. Depois, memorizamos.
Os alunos se mostraram muito interessados e entusiasmados para aprender este novo conteúdo, participando da aula com gosto e alegria. Alguns deles que, inicialmente, relataram achar a multiplicação algo “muito difícil”, ao final da aula, demonstraram uma grande alegria, com expressões como: “Professora, a multiplicação é muito fácil!”.