Turma do 7º Ano elabora tutorial durante as aulas de Produção de Texto
A internet é uma ferramenta que permite inúmeras maneiras de tornar as aulas mais interessantes e de fácil compreensão. Ela contém mecanismos que favorecem o aprendizado e a atenção do aluno de uma forma mais ampla e interativa.
Diante disso, nas aulas de Produção de Texto, a professora Luciana Vargas propôs aos alunos do 7º Ano a elaboração de um tutorial (programa, documento ou método que fornece informações ou ensina passo a passo como desenvolver, utilizar ou praticar alguma coisa).
Primeiramente, apresentou as características do gênero textual e levou exemplos para análise. Em seguida, sugeriu que os alunos escolhessem assuntos dos quais gostem e dominem para planejar, elaborar, filmar e apresentar o tutorial. Trabalhando o programa bilíngue, lançou um desafio: inserir palavras e/ou comandos em Inglês. Temas como jogos de videogame, imagens decorativas, culinária, cuidados com seu pet e montagem de Lego apareceram nos trabalhos dos alunos, que puderam escolher se elaborariam o tutorial em pequenos grupos ou individualmente.
Foi uma grande oportunidade para os alunos aprenderem e ensinarem. Todos realizaram o trabalho movidos por muita alegria e entusiasmo.